A temperatura caiu de novo nesta semana, e durante dias mais frios já reparou que a pele tende a ficar mais ressecada? Isso acontece porque alguns fatores típicos do inverno deixam o corpo mais sensível, e, por isso, é importante manter a hidratação em dia. Dra. Daniela Leal, dermatologista da Clinica Leal conversou com a gente e explica por quais motivos isso acontece e como cuidar da pele no frio.
A redução da umidade do ar e da transpiração levam à desidratação da pele. Além disso, banhos muito quentes e demorados também colaboram para que o corpo fique seco, já que ajudam a reduzir a barreira de proteção, responsável por minimizar as agressões externas e a evitar o ressecamento da pele.
Cada pele reage de uma forma às mudanças climáticas, mas é importante ter em mente que as alterações no corpo podem ser sintomas de uma pele sensibilizada. Enquanto algumas ficam ressecadas, outras podem apresentar aumento da oleosidade, vermelhidão, descamação ou até mesmo coceira. De toda forma, para mantê-la equilibrada, saudável e garantir um corpo macio e iluminado, a hidratação é fundamental.
Dra. Daniela Leal elencou atitudes práticas e fundamentais que podem garantir uma pele viçosa, iluminada e hidratada neste inverno.
– Sabonete Líquido para pele sensível com pH neutro: como o processo de hidratação não agrada a todos uma dica é amenizar o uso de produtos que ressecam a pele. Primeiro passo e abolir o sabonete em barra, pois tem na sua composição produtos que são de pH básico, que ressecam a pele. Portanto mudar para o sabonete líquido já ajuda na hidratação. Os agentes limpantes dos sabonetes para peles sensíveis preservam a gordura natural da pele (inclusive fazem pouca espuma, e não significa que limpe menos). A vantagem do pH neutro é que o mesmo sabonete pode ser usado nas áreas íntimas. Um único produto para face e corpo todo.
– Lembre-se! Os membros são sempre mais ressecados que o tronco. Portanto no momento preguiça priorizar a hidratação dos braços e pernas!
– Qualquer hidratante é melhor que nenhum, portanto, se você não gosta de hidratantes muito pesados lembre que há no mercado muitas opções leves de hidratantes eficazes que não deixam toque melado. Por isso é importante falar com seu dermatologista.
– Hidratantes faciais e corporais devem ser aplicados após o banho e, se aplicados nos três primeiros minutos após, garantem maior retenção hídrica na pele, aumentando sua eficácia.
– Em ordem de maior eficácia hidratante: cremes/loções hidratantes, cremes in shower, óleos de banho, sabonetes hidratantes.
Por Redação Intea