Por mais que pareça fácil, escovar os cabelos em casa requer certos cuidados pois, se feito de maneira errada, os fios podem ficar ressecados e quebradiços
Por conta da quarentena, muitos rituais de beleza que fazíamos nos salões passaram a ser feitos em casa. É o caso da escova capilar, um dos procedimentos mais comuns destes estabelecimentos.
Por mais que pareça fácil, escovar os cabelos em casa requer certos cuidados pois, se feito de maneira errada, os fios podem ficar ressecados e quebradiços a longo prazo. Para evitar esses problemas, ensinamos algumas dicas para que a escovação caseira seja mais saudável no dia a dia.
Prefira secadores de menor potência
O nome já diz “secadores profissionais” são para profissionais. Se você não domina a técnica e a prática, o ideal para o uso caseiro são os secadores de menor potência. Outra dica muito importante é manter a distância adequada entre o bico do secador e os fios, nunca encostando o bico no couro cabeludo.
Use protetores térmicos
A alta temperatura do secador é um risco para quem não tem domínio do secador. Algo muito comum é notar os fios mais ressecados e exalarem um certo cheiro de queimado. Para evitar esses problemas, use um bom protetor térmico, que além de blindar os fios contra a temperatura também ajuda no deslizar e no desembaraçar dos cabelos.
Escolha a escova ideal
Em vez de desembaraçar, alguns tipos de escova podem arrebentar os fios. Uma dica é optar pelas escovas vazadas revestidas por cerâmica, que vem o deslizar mais suave e diminuem a estática. Já o tamanho da escova varia proporcionalmente de acordo com o comprimento do cabelo.
Hidratação sempre!
Não é só a técnica correta da escova que vai garantir a força do cabelo, na verdade, a saúde dos fios vem antes, com uma rotina de hidratação e nutrição. Uma dica para dar vida aos cabelos “mortos”, são os cronogramas capilares que sugerem uma revitalização capilar em 3 ou 4 semanas seguindo algumas etapas. Recuperando a saúde dos cabelos, o cronograma busca identificar se a estrutura do fio necessita de reposição de água, lipídeos ou proteínas, agindo com etapas semanais para cada fase da recuperação.
Atente-se para a raiz do problema
Nem sempre o seu cabelo está danificado por conta da escovação. Existem diversos fatores que podem causar queda de cabelo, ressecamento e quebra, alguns deles já são famosos, como a água quente. Lavar os cabelos em água com altas temperaturas aumenta a oleosidade e pode sufocar a raiz dos fios, deixando-os opacos e aumentando a queda.
Porém, outras causas são mais desconhecidas, como o excesso de lavagem. Se os cabelos são lavados todos os dias, é recomendável deixá-lo respirar ao menos 1 vez por semana sem o uso do secador. Os cabelos tingidos ou com qualquer tipo de química ficam ressecados com mais facilidade, por isso, o protetor térmico é indispensável.