Sabia que o pente/ escovas de cabelo é uma peça fundamental para manter a beleza de cada tipo de cabelo? Muita gente não tem noção de como o pente correto pode ajudar na saúde dos fios e evitar problemas como quebra do cabelo e frizz. Existe uma infinidade de modelos no mercado: largos, finos, com cabos longos, curtos, de plásticos, madeira. Muitas vezes, a diversidade é tanta que a escolha fica complicada. Por isso, hoje vamos dar dicar para ajudar você na missão de encontrar o pente correto para o seu cabelo.

ESCOVAS:

Cada escova é ideal para um tipo de cabelo. E não é só isso: a escolha de qual usar depende do que quer fazer e como pretende finalizar as madeixas.

As escovas são indicadas de acordo com a espessura do fio, o comprimento do cabelo e textura, se mais lisos ou cacheados. O objetivo é que ela não quebre os fios, desembarace bem sem tracionar e atenda ao que você deseja, seja cachear ou alisar o cabelo.

Ventilada: O modelo oval com base de cerâmica tem cerdas naturais de javali e é indicado para secar e modelar as pontas. A escova é ativada pelo calor do secador, e, por ser ventilada e ter cerdas espaçadas, dá volume ao cabelo.

Raquete: Esta escova oval tem cerdas de plástico com bolinhas na ponta que protegem o couro cabeludo. É indicada para pentear e desembaraçar todos os tipos de cabelo e é boa opção para pessoas com maior sensibilidade.

Cerâmica: Arredondada e com base de cerâmica, ela é ativada pelo calor do secador. As cerdas mistas unem a durabilidade do nylon e a maciez do javali. É indicada para cabelos ondulados a lisos, para modelar, pentear e desembaraçar.

Almofadada: Este modelo almofadado com cerdas de plástico é indicado para cabelos longos e lisos, ou levemente ondulados. Se usado com secador, tem efeito de escova modelada, mas não tão lisa.

Fininha: Este modelo de escova tem diâmetro menor, o que é indicado para modelar, cachear e finalizar cabelos curtos. O revestimento em cerâmica aquece a escova e trata os fios quando usado com secador, diminuindo o frizz.

Retangular: É o tipo de escova que todo mundo já teve um dia. Serve para desembaraçar todos os tipos de fios, pois tem um bom espaçamento entre as cerdas. Esse espaço ajuda evitar a quebra do cabelo.

Compact Styler, deixa o cabelo macio, com brilho e disciplinado o dia todo. O produto possui cerdas flexíveis em dois tamanhos diferentes que são alinhadas para pentear o cabelo sem puxar ou quebrar.

Rotativa: O objetivo é deixar com um acabamento semelhante ao profissional mas sem ser necessário sair de casa. Pode ser usada em todos os cabelos.

Está de acordo com os critérios de segurança exigidos e de usabilidade. A engenharia usada nesse produto é de ultima geração e seu revestimento é em cerâmica. É esse revestimento que dá o acabamento perfeito. Libera íons que acabam com aquele frizz.

A forma certa de pentear o cabelo

Não adianta escolher o modelo ideal de escova se, na hora de pentear, não fizer da forma certa. Confira as dicas para evitar transtornos:

A primeira coisa a fazer é dividir o cabelo ao meio, em duas partes. Desembarace as pontas com a escova oval almofadada e, então, penteie de cima para baixo, para estimular o couro cabeludo e dar brilho do fio.

Em seguida, separe o cabelo em mechas finas. Manuseie a escova redonda de cima para baixo, alisando ou modelando o fio com o calor do secador.

Por último, use a escova raquete para finalizar as pontas, deixando o fio mais maleável.

Higiene: limpar a escova também é importante

Não use escovas de outras pessoas. Elas podem servir de veículo para caspa, seborréia e até para piolho. O ideal é limpar a escova uma vez por semana. Para isso, tire o excesso de fios passando um pente fino. Em seguida, deixe a escova de molho numa solução de água e sabão por dez minutos. Enxágue e seque bem antes de usar. Além da lavagem, é possível higienizar com álcool 70% é só borrifar.

Ou ainda: umedecer a escova em água morna com um pouco de bicarbonato de sódio. Com uma tesoura fechada, retire os fios de cabelo dentre a cerdas.