O banho do bebê é um dos primeiros desafios após o nascimento. Temos 12 dicas para facilitar sua vida na hora de dar banho no seu pequeno
Depois de tanto tempo ansiosos pra ver a carinho dele, seu filho chegou. Toda criança é frágil, então como ter certeza de que o banho será um sucesso? Nos primeiros meses de vida, o bebê ainda é muito delicado e demanda uma série de cuidados especiais. A enfermeira obstetra Cinthia Calsinski dá algumas dicas para transformar o momento do banho em algo especial e tranquilo.
1. Nunca deixe seu bebê sozinho na hora do banho
Pode parecer óbvio, mas na hora que toca um telefone, às vezes não pensamos duas vezes.
2. Deixe tudo ao alcance das mãos
Pense em tudo que você vai usar na hora do banho e garanta que terá fácil acesso a esses itens. Separe o sabonete, toalha, roupinhas, fraldas, pente (caso seu bebê já tenha cabelos) e tudo que considerar necessário para facilitar a tarefa.
3. Acerte na temperatura da água
O ideal é que ela esteja morna, entre 36,8º C e 37,5º C, e não quente. Este ponto é o suficiente para que os bebês possam controlar a temperatura do próprio corpo. Para acertar o ponto, você pode ir temperando a água: mescle um pouco de água fria com água quente até chegar à temperatura desejada.
4. Não é necessário ferver ou filtrar a água
Você pode dar banho no seu bebê com a água do próprio chuveiro.
5. Evite correntes de ar na hora do banho
Antes de tirar as roupas do bebê ou preparar a água, cheque se todas as portas e janelas estão fechadas, evitando correntes de ar frio durante o banho. Se estiver no inverno ou sua casa for muito gelada, você pode usar um aquecedor de ar para chegar a uma temperatura agradável.
6. Aposte em bons acessórios
A banheira para bebês é indispensável durante os primeiros meses de vida. Aposte também em um bom suporte, pois ele evita posições desconfortáveis e dores no corpo e na coluna. Uma rede de proteção, uma almofada para banho ou um assento para banheira são excelentes aliados da mãe e do pai de primeira viagem. Além de oferecer muito mais conforto e segurança para a criança, esses itens evitam que ela escorregue e previnem muitos acidentes.
7. Cuidado com as quantidades de shampoo e sabonete
Durante as primeiras semanas de vida, a água é suficiente para higiene. Se optar por utilizar sabonete ou shampoo, dê preferência aos produtos neutros e feitos especialmente para bebês. Use quantidades pequenas de cada produto para evitar ressecamentos na pele.
8. Cuide do umbigo
Não tenha receio de limpar o coto umbilical do seu filho, porque ele não sente dor nessa parte do corpo. A limpeza do umbigo é similar ao restante do corpo, com água e sabonete neutro. Seque levemente com uma toalha e finalize a limpeza com uma haste flexível umedecida em álcool 70%, passando em volta e na base do coto.
9. Limpe bem as dobras
Não tenha medo de limpar o pescoço, as axilas e genitais. Ele não sentirá dor e terá um momento de puro relaxamento. Também é importante lembrar-se de limpar bem todas as dobras do neném, que podem acumular pequenas sujeiras.
10. Vire o bebê de costas
Se seu bebê começar a chorar durante o banho, teste deixá-lo de costas, apoiado em uma de suas mãos enquanto faz a higiene com a outra. Essa posição pode ser muito confortável e relaxante para ele, e o choro pode parar imediatamente.
11. Toalhas-fraldas são fundamentais
É importante que todas as toalhas do seu bebê estejam sempre limpas e higienizadas. Aposte em toalhas-fraldas durante os primeiros meses, pois elas trazem mais proteção à pele do bebê, ainda muito fininha, logo ao sair do banho. Coloque-a entre o bebê e a toalha normal para mantê-lo protegido após o banho.
12. Fique atenta à quantidade de banhos por semana
Durante os primeiros meses, os bebês não entram em contato com tanta sujeira. Por isso, é possível dar banho em dias alternados. No entanto, tudo bem dar todo dia, pois o banho pode ser muito relaxante e ajuda o neném a dormir melhor.