Os óleos para cabelo são produtos cheios de vantagens, que nos ajudam e muito a manter os fios sempre sedosos e disciplinados.
Grandes aliados de qualquer tipo de cabelo os óleos capilares possuem como principais funções, a hidratação, a nutrição e a reparação da estrutura de cada fio, de acordo com suas principais necessidades. Até os cabelos oleosos se beneficiam deles, viu? Basta escolher um óleo que se adeque especificamente a essa condição e que se tenha bastante atenção ao uso, que deve ser feito de 1 a 2 vezes por semana, no máximo!
Bem versáteis, essa característica também envolve o modo de uso – que vai além de somente aplicar diretamente nos fios secos ou molhados.Existem diversos truques que você pode utilizar para resolver problemas simples que os nossos fios apresentam no dia a dia, em qualquer lugar que você estiver, já que também são muito práticos. Vamos aprender alguns?
1. Dê um brilho leve aos fios
Os cabelos finos podem ser bem difíceis de lidar, já que eles ressecam ou ficam oleosos rapidamente. Determinados produtos podem simplesmente sobrecarregar esses fios, tornando-os muito pesados e totalmente sem movimento em prol de um pouco de brilho e hidratação. No lugar de usar qualquer item para melhorar o aspecto ressecado, é possível incluir um óleo capilar leve na rotina que seja capaz de transformar o cabelo seco em sedoso com pouca quantidade. Para isso, basta colocar uma pequena porção em uma das mãos, espalhar e aplicar nos fios excluindo as raízes, prestando atenção especialmente nas pontas. O resultado é fantástico!
2. Na sua máscara capilar
Suas madeixas estão precisando de um tratamento um pouco mais forte? Que tal potencializar a sua Máscara Capilar com um bom óleo? Essa é uma dica muito valiosa, capaz de trazer de volta à vida os cabelos mais danificados! Sempre que sentir necessidade, misture um pouco de óleo em sua Máscara e envolva os cabelos do comprimento até as pontas. Quando os fios secarem, você verá madeixas muito mais fortes, nutridas e com um aspecto hidratado incrível. A única ressalva é que se faça essa mistura em um recipiente separado – pois, se isso for feito no pote inteiro de Máscara Capilar, os ingredientes do Óleo podem perder suas propriedades com o passar do tempo. Muita atenção!
3. Aplique-os como “pré-shampoo”
Você já testou a técnica do “pré-shampoo” ou “pré-poo”? A ideia é simples: aplicar algum produto “pré-lavagem” principalmente nas pontas dos cabelos, para evitar que o shampoo, quando retirar as impurezas dos fios, leve também sua oleosidade natural, causando grande ressecamento. Para fazer o “pré-poo”, basta aplicar um pouquinho de Óleo Capilar no comprimento (com atenção especial às pontas) cerca de 30 minutos antes da lavagem. Após deixar o Óleo agir, siga com a lavagem normalmente e comprove os resultados: essa atitude sela as fibras que estejam danificadas e forma uma película de proteção que garante madeixas super hidratadas e macias.
4. Use para desembaraçar os fios
Seus fios costumam dar trabalho na hora de desembaraçar? Uma ótima solução é aplicar o óleo, por serem emolientes, permitem que os fios se soltem com mais facilidade. Para testar, basta lavar os cabelos normalmente, retirar o excesso de água e aplicar o Óleo com os dedos – sempre evitando aquelas regiões próximas à raiz. A partir daí, você pode tentar desembaraçá-los com os dedos mesmo. Aos poucos, os fios se disciplinam e ainda absorvem os benefícios do produto!
5. Acabe de vez com o frizz
Sabe aqueles fios bem arrepiados que surgem justamente quando você está de penteado pronto? Esse é o frizz, que aparece em nossos cabelos por diferentes motivos. Uma maneira de diminuir o frizz é utilizar o produto ainda nos cabelos úmidos, aplicando somente algumas gotinhas. Assim, ele formará uma capa de proteção em volta do fio, unindo as escamas danificadas para garantir um aspecto bem mais saudável. Se o frizz surge com frequência, no entanto, o ideal é que você trate o cabelo profundamente e utilize o truque do óleo na Máscara Capilar até sentir que as madeixas estão recuperadas. Lembre-se disso!