O assunto de hoje é frizz- um dos maiores vilões das mulheres que amam manter o cabelo impecável. E saiba, ele pode acontecer em todos os tipos de cabelo
AFINAL, O QUE É O FRIZZ?
A principal causa do frizz é a umidade do ar – ou seja, ele vai ser mais intenso em ambientes úmidos e tende a aumentar nos dias chuvosos. O que acontece é que, quando a umidade entra em contato com o cabelo seco ou danificado, surge uma eletricidade estática que faz com que alguns fios fiquem assim, arrepiados.
A estática faz os fios mais curtos e danificados se repelirem entre si, criando o indesejado frizz. Ou seja, o problema nada mais é que um aviso de que a saúde do seu cabelo não está totalmente em dia. Mas é preciso ficar atenta: nem todo cabelo arrepiado é frizz. Eles também podem ser provocados por químicas capilares ou mesmo pelo volume natural das madeixas.
A HIDRATAÇÃO É FUNDAMENTAL PARA ACABAR COM O FRIZZ
Se você quer acabar de uma vez por todas com o problema, o melhor a fazer é investir bastante na hidratação capilar. Já que o frizz surge quando a umidade do ar entra em contato com o cabelo ressecado, é muito importante devolver a água perdida pelos seus fios para evitar que isso aconteça.
Quanto mais saudável as madeixas estiverem, menor a chance de que o frizz apareça para te dar dor de cabeça. Então, além de adicionar hidratações à sua rotina de cuidados com os fios, também vale a pena apostar em outros tratamentos, como a umectação e a reconstrução, sempre que forem necessárias.
COMO CONTROLAR O FRIZZ QUANDO ELE SURGE?
Mesmo depois de começar a tratar as madeixas, o frizz ainda pode aparecer de vez em quando. Quando isso acontece, é importante ter alguns truques para disfarçar os fiozinhos arrepiados.
O leave-in é uma ótima forma de acabar com o problema naqueles dias que o seu cabelo parece não querer ficar no lugar. Ele ajuda a manter a hidratação dos fios e evita que eles fiquem arrepiados. Você também pode optar por um óleo capilar para tratar o problema. O principal é apostar em produtos que ajudem na hidratação das madeixas e, é claro, que não pesem o seu cabelo.