Fio dental para amenizar
Verdade. É uma técnica que consiste em passar um fio dental encerado bem rente à raiz do cabelo para abaixar os fios rebeldes. Pode ser considerada uma solução rápida para o frizz, mas não é uma solução a longo prazo se levarmos em conta a umidade, o vento e a textura do cabelo que pode limitar os efeitos deste truque. Além disso, como o fio não é feito para isso, a cera presente no produto pode comprometer a integridade e a saúde dos cabelos.
Escolher produtos certos
Verdade. Comece preferindo shampoos e condicionadores que tragam esse beneficio seguido de um leave-in com poder de hidratação para evitar que os danos do dia a dia prejudiquem o seu cabelo. Se for adepta dos secadores, chapinhas e afins, o leave-in obrigatoriamente deve conter protetor térmico na composição.
Lavagens na medida certa para cada tipo de cabelo
Verdade. Tem pessoas que simplesmente não devem lavar os fios todos os dias já que só isso pode ser o suficiente para causar os arrepiados. Lembre-se ainda de que o couro cabeludo produz uma oleosidade natural que mantém os fios hidratados e ajuda a evitar o frizz, e lavar as madeixas com frequência excessiva retira essa camada lipídica da fibra, deixando-a mais seca.
O pente de madeira
Verdade. Ao contrário de pentes e escovas de plástico, o pente de madeira não cria eletricidade estática e, por isso, evita o aparecimento de frizz. O pente de madeira ainda escova de maneira mais suave e é ideal para quem possui o couro cabeludo sensível.
Sair com o cabelo molhado pode aumentar o frizz
Verdade. O vento pode bagunçar a estrutura das cutículas dos cabelos e resultar em frizz.
Gema de ovo
Mito. O ovo não repõe as proteínas dos fios tingidos, a receita caseira para cabelo de gema de ovo não é capaz de repor a hidratação e acabar com o frizz.
Todo cabelo arrepiado é frizz
Mito. Os cabelinhos curtos também podem ser um sinal de novos fios, é uma etapa natural do crescimento dos cabelos.
Vinagre de maça
Verdade. O vinagre de maçã é um grande condicionador natural e também ajuda o cabelo a absorver e reter a umidade. Para obter os melhores resultados, use uma parte de vinagre de maçã misturado com uma parte da água como um shampoo após a lavagem.
Esfregar a toalha no cabelo molhado depois do banho causa frizz
Verdade. Isso acontece porque o atrito danifica a cutícula, aumentando a chance de os fios ficarem elásticos e quebradiços, facilitando a formação de frizz.