Apenas 2% da população possui cabelo ruivo de nascença – aquele que a cor avermelhada é decorrente de uma mutação na melanocortina, responsável por produzir a melanina que determina a pigmentação da pele e dos pelos do corpo.
Mas, aquelas que escolhem modificar as madeixas para os tons avermelhados, o Hair Stylist de SP, Luigi Moretto, fala que é preciso levar em conta que a tonalidade merece cuidados ainda mais especiais além dos cuidados básicos para qualquer cabelo como lavar com água morna ou fria e manter a assiduidade com os cremes sem enxague. “Essa tonalidade merece cuidados ainda mais especiais, para evitar quebras, desbotamento e desidratação dos fios”, fala o profissional que explica quais são esses passos essenciais para incluir na rotina de beleza.
Não lavar o cabelo todos os dias:
Sempre que puder, Luigi indica evitar lavar todos os dias já que a lavagem excessiva pode retirar a camada natural de hidratação dos fios e deixá-los ressecados e quebradiços. “O cabelo ruivo, mesmo aqueles naturais, possuem maior tendência a desbotar e perder brilho, e isso vai acontecer mais facilmente e rápido se for lavado com muita frequência”, alerta.
Usar protetor solar:
O protetor solar deve ser usado apenas quando o sol aparece porque a exposição solar pode ser extremamente prejudiciais aos fios, tanto quanto à pele.
O sol deixa os fios mais opacos e ainda oxida e a cor natural, fazendo aparecer o indesejado tom alaranjado.
Usar produtos que removam o acúmulo de metais:
Grande parte dos metais penetram nos cabelos por causa do contato com a água do chuveiro, que possui substâncias como cobre e alumínio. Quando acumulados, esses metais resultam em reflexos indesejados na coloração ou na oxidação da cor, além da quebra e porosidade capilar. Por isso, intercalar o uso de produtos específicos para cabelos coloridos com produtos que neutralizam os metais no couro cabeludo é uma boa maneira de manter o cabelo ruivo deslumbrante e saudável.