Basicamente a função do shampoo é remover a sujeira da haste do cabelo e do couro cabeludo. O uso de produtos adequados garante fios mais saudáveis e bonitos, podendo também conter princípios ativos de tratamento. Além disso, o shampoo tem a função de preparar os cabelos para receberem tratamento. Afinal, nenhum cabelo recebe tratamento se estiver sujo.

 

Há quem diga que shampoo pode ser qualquer um e que sua função é apenas promover uma ótima limpeza nos fios de cabelo, mas não se trata apenas disto. Um shampoo pode sim fazer total diferença em um tratamento capilar. Seja ele um shampoo de uso diário ou de limpeza profunda.

 

Os principais ingredientes dos shampoos são os surfactantes ou também conhecidos como propriedades tensoativas. Os surfactantes na verdade são moléculas que possuem ação detergente com capacidade de interagir com a água e também com outras moléculas não solúveis em água. Como, por exemplo, óleos, gorduras, silicones insolúveis, etc.

 

Qual shampoo escolher?

 

O ideal é usarmos o shampoo compatível para nosso tipo de cabelo. Se o seu shampoo não está proporcionando o efeito prometido, há grandes chances de que você esteja usando um produto que não é adequado para o seu tipo de cabelo. O pH do couro cabeludo geralmente está entre 3,8 e 5,6. Já o pH ideal para um shampoo de uso diário está entre 5,0 e 7,0. Se o PH for maior que 7,0 as cutículas se abrirão com mais facilidade.

 

funcao-do-shampoo

 

O shampoo deve atender às necessidades específicas para cada indivíduo e para isso ele deverá basicamente atender os itens abaixo:

• Limpar sem agredir os fios nem o couro cabeludo;

• Ser de fácil retirada durante o enxágue;

• Ter espuma densa e cremosa;

• Ter fragrância agradável;

• Não irritar os olhos e as mucosas.

 

Entendendo os diferentes tipos de shampoos

 

Veja os mais variados tipos de shampoos disponíveis no mercado para cada tipo de cabelo e para cada tipo de tratamento:

 

Shampoo de uso diário: São normalmente produtos menos agressivos ao couro cabeludo e aos fios de cabelo. Pois não tiram os óleos naturais produzidos pelo organismo e promovem uma limpeza básica em todos os tipos de cabelos. Os shampoos de uso diário são ótimos para serem intercalados com outros tipos de shampoos durante o decorrer da semana. Eles ajudam minimizar os efeitos mais agressivos de outros tipos de shampoos.

 

Para cabelos oleosos: Os shampoos para cabelos oleosos normalmente contêm solventes projetados para remover o máximo de óleo possível. Mesmo sendo indicados para uso diário, é uma boa ideia trocá-los por shampoos para cabelos normais pelo menos uma vez por semana. Para assim evitar que o cabelo fique muito seco e manter o equilíbrio dos óleos naturais do cabelo e do pH do couro cabeludo.

 

Shampoo anti-resíduos: São altamente carregados de surfactantes e eliminam em maior profundidade os corpos oleosos, restos de queratina, poeiras e cosméticos depositados sobre a haste capilar. Este tipo de shampoo possui um pH alcalino e por conta disso abre as cutículas dos cabelos de forma mais rápida. Se usado em excesso, pode sim causar ressecamento e prejudicar a qualidade dos cabelos. Em contato com cabelos com progressiva deve-se evitar o uso desse tipo de shampoo. Pois ele retira a progressiva de forma mais rápida, uma vez que causa maior abertura das cutículas capilares;

 

Shampoo matizador: Este tipo de shampoo serve para corrigir a coloração amarelada dos cabelos. Ele fornece aos fios um tom acinzentado ou até mesmo platinado caso o tom escolhido já esteja bem claro. Como normalmente ele é mais forte, se deixar agindo muito tempo o cabelo tende a ficar cinza, então todo cuidado é pouco com este tipo de produto. Ele também é mais pigmentado, podendo ser usado quinzenalmente ou mensalmente para retoques ou conforme as condições e tonalidades de seus cabelos.

 

Clique aqui e conheça os Shampoos INTEA®, elaborados com componentes naturais e formulado com suaves agentes de limpeza.