1.   Esfregar o cabelo molhado com a toalha de banho e torcer

ERRADO: Secar o cabelo com a toalha, embora bem rotineiro, não é uma boa opção. Isso porque os fios molhados estão mais frágeis e quebram mais facilmente, além disso a toalha de banho comum irrita suas cutículas, causando o frizz.

CERTO: Usar uma camiseta de algodão puro. Basta apertar o excesso de umidade com cuidado e envolver o cabelo na camiseta.

Fios sempre presos

ERRADO: O elástico apertando no mesmo lugar pode quebrar os fios, e ainda impedir o cabelo de crescer.

CERTO: Fazer um rabo solto ou uma trança baixa e não use elásticos que apertem muito.

Fazer escova com o cabelo ainda úmido

ERRADO: usar o secador de cabelo logo após o banho

CERTO: Remover o excesso de umidade, e começar quando estiver parcialmente seco. E nem pense em começar a usar o secador de cabelo logo após o banho.

Para isso, a dica é apertar o cabelo cuidadosamente com sobre um pano macio de algodão e aguardar pelo menos 15 a 20 minutos. Deixando cabelo secar um pouco mais, e só após, use um secador na temperatura mais baixa.

Hidratação exagerada ou Aplicação de produtos que não são adequados para as madeixas

ERRADO: A maioria dos shampoos, condicionadores e máscaras para cabelos secos contém silicone e, quando usada em excesso, se acumula nos fios e deixa o cabelo pesado e sem vida, ao invés de um brilhante e macio. Considere investir em produtos sem silicone na composição.

CERTO: Usar produtos indicados para o tipo de fio e couro cabeludo.

Dormir com os fios molhados

ERRADO: Lavar as madeixas apenas à noite e deitar sem que os fios tenham secado totalmente. Esse hábito contribui para a oleosidade, caspa, queda capilar e mau odor, além de facilitar a proliferação de bactérias.

CERTO: Lavar o cabelo logo pela manhã, deixando-os soltos para secar naturalmente ou sempre secar bem as madeixas antes de dormir.

Lavar os cabelos com água excessivamente quente e com muita frequência

ERRADO: A água quente pode ressecar o couro cabeludo, fazendo com que o organismo entre em estado de alerta e tente equilibrar esse dano. Dessa forma, produz mais óleo e acaba deixando os fios oleosos em um efeito rebote.

CERTO: lavar os fios na água fria, ou, no máximo, na água morna, para evitar a produção excessiva de oleosidade.

Uso regular de secador e chapinha sem proteção

ERRADO: O excesso de calor no couro cabeludo causa o ressecamento e estimula a produção excessiva das glândulas sebáceas. Dessa forma, o cabelo pode até parecer mais bonito em um primeiro momento, mas não demora muito para o aspecto oleoso surgir, principalmente próximo ao couro cabeludo.

CERTO: Evitar temperaturas muito altas e não deixe de lado o uso de um bom protetor térmico.