No post de hoje listamos 5 dicas chave para ter os cabelos sempre bonitos.

1. Hidrate os fios sempre

O ressecamento dos fios é o principal dano que a água do mar ou piscina combinada à radiação solar causam. E vale lembrar que, mesmo em dias em que o sol não dá o ar da graça, os cabelos sofrem com a radiação infravermelha, que se expressa através do calor. A radiação é uma grande vilã, já que fragiliza a cutícula, facilitando a perda de água e nutrientes.

Todos os cabelos podem adquirir essas características, porém os loiros sofrem ainda mais, já que muitas camadas de cutículas são destruídas durante a química para atingir a tonalidade mais clara que as mulheres gostam.

Para combater isso, o ideal é sempre caprichar na hidratação. Ela é o antídoto para recuperar os fios já danificados e manter a saúde dos que ainda não foram tão comprometidos. Procure alternar entre máscaras reconstrutoras e máscaras nutritivas, pois assim seus fios terão reposição de proteína e lipídeos. Dependendo do grau de ressecamento, a frequência pode ser de uma a duas vezes por semana.

Usar o condicionador é extremamente importante, mesmo depois de uma máscara de tratamento. Eles são capazes de fechar as cutículas do cabelo, deixando-os mais macios e protegidos. Para finalizar o ritual com chave de ouro, utilize um produto sem enxágue, secando ou não os cabelos. São os chamados leave-in ou cremes para pentear.

2. Deixe secador, babyliss e prancha de lado

Assim como o sol, ferramentas que emanam calor também são prejudiciais para os fios. O calor excessivo pode desnaturar a queratina, principal proteína do cabelo. É ela a responsável pelas propriedades mecânicas dos fios, como elasticidade e resistência. Dependendo da fragilidade e das químicas que o fio possui, essa modificação pode ser irreversível.

Se for indispensável utilizar o secador sem usar um protetor térmico nos fios, por exemplo, o ideal é manter o aparelho a 15 cm de distância da cabeça. Opte por temperaturas mornas, mesmo que a potência do seu secador permita ir além, e não deixe a mecha muito tempo em contato com a chapinha ou babyliss. Da mesma forma, não concentre o jato de ar quente no mesmo local por um longo período.

3. Dê atenção especial ao couro cabeludo

O couro cabeludo é a “fonte” da juventude dos cabelos, por isso é preciso sempre cuidar dele com bastante cuidado. Utilize produtos adequados para o seu tipo de couro cabeludo: normal, seco ou oleoso.

E, mesmo que no verão muitos prefiram tomar banho frio, ainda existem pessoas que não abrem mão da água quente. Mas atenção: a temperatura muito alta pode ser prejudicial para a pele. O ideal é que a temperatura da água seja menor ou igual a 25 graus, pois a água quente estimula as glândulas sebáceas da região, aumentando a produção de oleosidade.

Não esqueça de enxaguar bem o cabelo depois de lavar ou usar qualquer produto que não seja sem enxágue, para evitar o acúmulo de substâncias nocivas ao couro. O cabelo molhado é muito mais frágil do que o seco e, por isso, é importante prestar atenção na hora de pentear ou desembaraçar, evitando a quebra.

4. Evite prender o cabelo com frequência

Mesmo que o verão seja muito quente e prender o cabelo seja quase automático, se os fios forem muito puxados e tracionados na hora de prender podem acabar quebrando ou, até pior: causar alopecia por tração. Também é importante prender as mechas apenas com o cabelo bem seco. Isso favorece a quebra dos fios, e também pode ocorrer a proliferação de fungos, comprometimento da microbiota do couro cabeludo, criando um ambiente propício para a instalação de algumas patologias.

Sobre a alopecia, ela é a perda de cabelo em certos pontos da cabeça. Alopecia de tração é uma espécie de perda capilar em decorrência da tensão contínua num determinado ponto do couro cabeludo. A tração contínua gera uma reação inflamatória local e ocorrem mudanças na atividade celular, com consequente alteração no ciclo de crescimento do cabelo. Além desse problema, pode ocorrer também a tricodinia, caracterizada por sensibilidade ou dor no couro cabeludo.