Como brasileiros, acostumados ao clima tropical e aos dias quentes, nós já sabemos de cor quais são os cuidados com o cabelo no verão. Mas, e quando a temperatura cai, você sabe o que fazer? Se a resposta for negativa, não precisa se preocupar, pois vamos falar aqui sobre os cuidados com o cabelo no inverno!
No inverno, os dias são mais frios e secos, o que afeta os cabelos de maneira diferente do calor e umidade aos quais estamos habituados. Além disso, quando a temperatura cai, a água quente e o uso excessivo de ferramentas de calor, como os secadores, ficam em alta — e isso também danifica os fios.
Desidratação do couro cabeludo, queda de cabelo, opacidade, falta de definição… Esses são alguns dos problemas que podem surgir no inverno. E, para evitar tudo isso, listamos a seguir as principais dúvidas e dicas de cuidados com o cabelo no inverno.
Faz mal lavar o cabelo no frio?
Essa é, possivelmente, a dúvida mais comum em relação aos cuidados com o cabelo no inverno. Afinal de contas, faz mal lavar o cabelo no frio? A resposta é: não.
A falta de limpeza estimula a produção de óleo pelo couro cabeludo, que pode acabar acumulando nos fios, entupindo bulbos capilares e causando coceira e mais queda. Por isso, o recomendado é manter um cronograma de lavagens de acordo com o seu tipo de cabelo: se for oleoso, lave todo dia; se for normal a seco, mantenha dia sim, dia não ou no máximo a cada dois dias.
Banhos quentes fazem mal ao cabelo?
Este é um tópico que também serve como dica de cuidado com a pele no inverno. Sim, a água quente faz mal ao cabelo — e à pele!
O banho quente agride o couro cabeludo, que reage produzindo mais oleosidade, e abre as cutículas dos fios, que podem ficar mais quebradiços, ressecados, ásperos, sem brilho e sedosidade.
Uma consequência ainda mais extrema do uso de água quente para lavar os cabelos é a dermatite seborreica, uma doença inflamatória que é caracterizada por lesões avermelhadas e descamação no couro cabeludo.
Nós sabemos que o banho frio quando a temperatura cai é praticamente inviável, mas existem algumas saídas para você que busca cuidados com o cabelo no inverno:
Use a água fria apenas para enxaguar o cabelo, assim você garante o fechamento das cutículas;
Ou lave o cabelo isoladamente com água morna ou fria com um chuveirinho ou na pia, sem molhar o corpo.
Saiba como e qual shampoo usar:
Agora que você já sabe que não faz mal lavar o cabelo no frio, vamos às dicas específicas de como lavá-lo quando a temperatura cai.
– Prefira usar mais leves e minimizam a oleosidade, na raiz;
Não esqueça do condicionador
Outro cuidado com o cabelo no inverno é o uso de condicionador. Este produto sela as cutículas, dá brilho e deixa os fios mais macios e, por tudo isso, não deve ser deixado de lado.
Escolha o seu condicionador de acordo com seu tipo de cabelo e siga as instruções de uso para aproveitar ao máximo as substâncias da composição e conseguir o efeito desejado.
Ah, e o condicionador deve sempre ser a última etapa da lavagem, sempre após o shampoo e a máscara de tratamento, seja ela de hidratação, nutrição ou reconstrução. Aliás, ele inclusive ajuda a retirar o excesso de produtos do cabelo, que, se não for retirado, pode pesar e deixar os fios com cara de sujos.
Atenção para a hidratação
Com o aumento do uso de água quente e secador, o cabelo fica maltratado e uma das dicas de cuidados com o cabelo no inverno para remediar isso é manter uma rotina de hidratação.
O recomendado é hidratar semanalmente ou pelo menos de 15 em 15 dias. A hidratação ajuda a manter a saúde dos fios, deixando-os mais sedosos e dando brilho. Para garantir a absorção das substâncias, leia as instruções dos produtos e deixe sempre agir pelo tempo necessário recomendado.
Saiba como resolver o frizz
No inverno, o frizz aparece devido ao clima mais seco e aos ventos intensos. Por esses motivos, o cabelo arrepia e, para evitar isso, nossa recomendação é investir em um leave-in, assim você consegue alinhar os fios e pode até dar mais definição a eles.
Seque muito bem o cabelo
Em dias mais frios, o cabelo demora mais para secar naturalmente. Isso pode acabar fragilizando os fios, deixando-os quebradiços, causando caspa e até mesmo micose ou seborreia.
Como já dissemos, o uso de ferramentas de calor também pode danificar o cabelo, então o que fazer? Nós temos algumas dicas de cuidados com o cabelo no inverno que você pode seguir nesse caso:
-Aplique sempre protetor térmico nos fios quando for usar o secador;
-Use o secador sempre em temperatura morna ou, de preferência, fria;
-Mantenha o secador a uma distância de aproximadamente 30 centímetros da cabeça;
-Pelo menos uma vez por semana deixe o cabelo secar naturalmente e, neste caso, não deixe os fios encharcados, tire o excesso de água com toalha;
-Quando terminar de secar, aplique um finalizador à base de óleo vegetal para mais maciez e brilho;
-Nunca durma com o cabelo molhado
Cuidado com acessórios
Por fim, nossa última dica de cuidados com o cabelo no inverno é relacionada ao uso de chapéus, gorros, toucas e afins, algo tão comum quando faz frio. Esses acessórios retêm umidade e esquentam a cabeça, impedindo a “respiração” do couro cabeludo.
O que recomendamos é evitar usar acessórios desse tipo se o cabelo estiver sujo e não usar por muitas horas nem todo dia.