Que mulher nunca sofreu com as pontas duplas no cabelo, não é mesmo? Para te ajudar a acabar com esse problema, confira nossas dicas
Você provavelmente já teve pontas duplas – ou triplas – nos cabelos. Mas, você sabe por que isso acontece? As pontas duplas surgem quando a camada mais externa dos fio – a cutícula – sofre danos e se desprende das outras. O cabelo saudável tem três camadas seladas por proteínas, mas fatores externos – como o sol, tratamentos químicos e chapinha – agridem o cabelo e deixam a parte mais interna exposta, causando as pontas duplas. Para resolver ou evitar esse problema, confira 5 dicas:
1) Faça um procedimento de reconstrução capilar
Se você é adepta de químicas como tinturas ou escovas progressivas, invista em tratamentos que recuperam a massa capilar para evitar as pontas duplas. Eles fazem uma hidratação mais profunda, além de devolver a umidade e as proteínas perdidas.
2) Corte as pontas danificadas
Para acabar com as pontas duplas, o ideal é cortar toda a parte danificada do cabelo. Mas, como algumas pessoas temem a mudança, existem técnicas para retirar as pontas mais agredidas sem alterar o comprimento. Pensados especialmente para quem quer cuidar dos fios sem mudar o look, os cortes podem ser feitos com profissionais especializados em cabelos danificados.
3) Invista em produtos que selam as pontas
Embora não seja possível recuperar totalmente as pontas duplas, existem produtos que ajudam a selar a cutícula. Eles contêm polímeros com cargas positivas e negativas que se ligam ao cabelo, dando uma aparência mais saudável às madeixas. Como esses produtos saem com a lavagem, ao parar de usá-los as pontas duplas voltam a ficar visíveis.
4) Aposte em finalizadores com silicone
O silicone funciona como uma espécie de cola para os cabelos, unindo as escamas dos fios danificados. Por isso, utilizar produtos sem enxágue com esse ingrediente ajuda a disfarçar as pontas duplas. O silicone também cria uma barreira protetora, que controla o frizz e garante mais brilho. Mas é preciso ter cuidado, não faça chapinha depois de usar produtos com o componente, já que o calor pode acabar danificando o cabelo.
5) Proteja seus fios contra o sol
A exposição ao sol agride proteínas presentes no cabelo – principalmente a ceramida. Essa proteína mantém as três camadas dos fios unidas, então quando ela é danificada os cabelos ficam ressecados e suscetíveis ao surgimento das pontas duplas. Por isso, a dica é investir em produtos com protetor solar sem enxágue.