Alimentação, hábitos de vida, genética e rotina de cuidados. O Hair Stylist de SP, Luigi Moretto ensina como equilibrar esses fatores pode acelerar e aumentar o crescimento dos fios de maneira saudável.

Se atente aos 5 passos e dê adeus às madeixas minguadas.

  1. Couro cabeludo

“O couro cabeludo é uma estrutura viva e cheia de particularidades que poderão ser determinantes para o possível aparecimento de disfunções capilares que afetam o crescimento e espessura dos fios. Por isso, massagear o couro cabeludo ajuda a promover um estimulo regenerador”, diz.

Os movimentos possuem a capacidade de aumentar o fluxo sanguíneo no couro cabeludo, aumentando também a oxigenação e estimulando os folículos.

  • Conhecer o tipo de fio e saber o que usar

Luigi fala que é preciso cuidado específico de acordo com a anatomia dos fios, químicas e estilo de vida. Para ter cabelos saudáveis e higienizados corretamente é preciso mais do que escolher os produtos, é preciso saber usar o shampoo da maneira correta que deve ser aplicado somente na raiz e deve ser espalhado em movimentos suaves com as pontas dos dedos.

Já o condicionador, o especialista ensina que deve ser aplicado no comprimento e pontas dos cabelos apenas, já que ele fecha as cutículas dos fios, abertas pela ação do shampoo no momento da lavagem.

  • Hábitos

A ansiedade e os nervos à flor da pele interferem na saúde capilar. “Isso porque o lado emocional desempenha um papel fundamental no crescimento dos cabelos”, avisa. Já os exercícios físicos e uma boa noite de sono não só melhoram a qualidade e crescimento do cabelo, mas reduzem a depressão e a deterioração cognitiva, produzindo efeitos positivos no humor e autoestima. 

  • Alimentação

Como os fios de cabelos são formados, basicamente, por proteína ( a queratina) o consumo de alimentos carnes, peixes, frango, soja e ovos podem dar uma forcinha na hora dos fios crescerem.  Juntas, as proteínas minimizam as riscos de quedas, além de evitar que os fios fique opacos e quebradiços.

Luigi fala ainda que é importante não esquecer ainda de alimentos ricos em ferro, selênio e zinco que ajudam na formação dos glóbulos vermelhos e da nutrição dos folículos capilares que deixam os fios mais fortes além das vitaminas A, B, C, D, E.

  • Detox capilar

“Feito com produtos de limpeza profunda que higienizam, esfoliam e regeneram o couro cabeludos são ainda os grandes responsáveis por tratar certas patologias da região do couro cabeludo que possam estar impedindo os fios de crescerem com mais vitalidade”, finaliza o especialista.