Saiba o que muda na rotina de hidratação, limpeza e finalização na estação
Depois de enfrentar as altas temperaturas do verão, muita gente comemora a chegada do clima ameno do outono. Mas, quando o assunto é “cabelo”, essa estação que fica no meio do caminho entre o calor e o frio não é tão agradável assim: a variação climática e o tempo mais seco podem acabar prejudicando os fios se eles não forem cuidados da maneira correta. Confira o que é preciso mudar na rotina para evitar o problema:
1 – LAVE OS CABELOS COM ÁGUA MORNA OU FRIA
Como a temperatura fica um pouco mais baixa no outono, é normal trocar os banhos frios pelos mais quentes. Mas essa prática acaba sendo uma verdadeira inimiga para o cabelo, deixando-os ressecados, sem brilho e sem movimento. O motivo de todos esses problemas é o fato de o calor da água ser capaz de sensibilizar os fios e, ainda, dilatar as cutículas.
Para evitar essas consequências, a recomendação é apostar na água fria – já que, ao contrário da quente, ela ajuda a selar as cutículas e conferir brilho extra às madeixas. Mas, como muita gente não tem coragem de encarar um chuveiro frio nos dias mais frescos, a dica é deixar a temperatura morna nos dias de lavagem ou fazer, ao menos, o último enxágue com a ducha fria.
2 – ADICIONE UM SHAMPOO DE LIMPEZA PROFUNDA À SUA ROTINA
Por causa do ar mais seco do outono, nessa temporada a poluição também aumenta – e o reflexo disso nos cabelos é a perda do brilho, maciez e, em alguns casos, até pontas quebradiças.
Uma das dicas principais para deixá-los bem protegidos de toda essa agressão externa é adicionar um shampoo de limpeza profunda na rotina. As donas de fios mais oleosos podem usá-lo uma vez por semana; já as que sofrem com ressecamento devem apostar no produto quinzenalmente ou quando perceberem as madeixas pesadas.
3 – INVISTA EM RECONSTRUÇÕES
Outro cuidado indispensável para livrar o cabelo dos danos externos é a reconstrução. E engana-se quem pensa que ela só é indicada para quem usa coloração ou faz alisamento: até mesmo os fios naturais precisam desse procedimento para fortalecer a fibra capilar e recuperar as proteínas que ela acaba perdendo com as agressões do dia a dia.
Para melhores resultados, prefira cremes de tratamento que tenham queratina em sua fórmula e tenha o cuidado de deixar o cabelo respirar por, no mínimo, 15 dias antes de repetir o procedimento – já que reconstrução em excesso também pode prejudicar as madeixas.
4 – EVITE FONTES DE CALOR OU TENHA O CUIDADO DE USÁ-LAS EM DIAS ALTERNADOS
Por causa do clima mais seco do outono, é muito importante não prejudicar a umidade natural dos fios com o uso frequente de secador, chapinha, babyliss e difusor. O recomendado é evitar ao máximo o uso desses aparelhos, mas, para quem não dispensa as fontes de calor na finalização, a dica é usá-las em dias bem alternados para impedir que as madeixas fiquem muito ressecadas.
Mas, mesmo com o uso menos frequente, vale lembrar que o protetor térmico não deve ser esquecido! Ele é o produto responsável por criar uma película protetora ao redor do fio, selando sua cutícula e prevenindo o ressecamento e a porosidade.
5 – FAÇA HIDRATAÇÕES CONSTANTES E NÃO DISPENSE UM BOM FINALIZADOR PARA COMBATER O FRIZZ
O aumento do frizz também está entre os malefícios do outono, deixando o cabelo com o efeito arrepiado que acaba atrapalhando o visual. Mas, para evitar o problema, não há grandes mistérios: basta não descuidar da rotina de hidratações e não esquecer de aplicar um bom leave-in na hora da finalização.
Além disso, alguns cuidados extras também fazem a diferença: depois de retirar o creme hidratante dos cabelos com água morna ou fria, não deixe de aplicar um pouco de condicionador nas pontas para que as cutículas fiquem bem seladas; e, na hora de retirar a umidade, use sempre toalhas de microfibra ou camisa de algodão, já que as tradicionais também aumentam o frizz.