Daqui para frente, a temperatura só aumenta e nessas temporadas do ano, nada melhor do que curtir o sol, viajar, pegar uma praia ou aproveitar a piscina, não é verdade!? Para relaxar sem preocupação com as madeixas confira 10 dicas para deixar os fios bonitos e saudáveis enquanto você se diverte!

1-Procure aparar as pontas assim que o clima começar a esquentar.

Como dissemos, com a temperatura ficando cada vez mais quente, a tendência é expor mais o cabelo ao sol, à água da piscina ou da praia. Estes e outros fatores podem deixar as madeixas mais ressecadas, especialmente as pontas. Portanto, aproveite para apará-las antes de tudo. Isso evita o embaraço e a quebra dos fios, além de deixar a estética do cabelo mais bonita também.

2- Água quente na lavagem? Nem pensar!

Já sabemos que o cabelo fica mais ressecado e frágil quando exposto ao sol, água do mar e tudo mais. Portanto, o seu fio definitivamente não precisa de mais uma fonte de calor para piorar o ressecamento. A melhor coisa nesse caso é lavar as madeixas com água morna ou fria. Aproveita que está calor, migs! Água fria é uma delícia!

3- Mantenha o fio bem hidratado, especialmente se for viajar e aproveitar o sol.

Falando em hidratação, ela é muito importante quando está muito calor e você não sai da praia ou da piscina. Isso porque o cabelo sofre bastante com tudo isso e fica muito mais ressecado, então é essencial investir em uma boa máscara hidratante para tratar a cabeleira.

4- Secador e prancha? Deixe para usar no frio.

Essas ferramentas são mais uma fonte de danos para o seu cabelo, deixando-o ressecado, opaco e fragilizado, por isso evite, especialmente no calor. Lave a cabeleira e deixe secar naturalmente. Seu cabelo agradece e é muito melhor do que ficar fritando embaixo do secador, né!?

5- Prepare a cabeleira antes de se jogar na piscina ou no mar.

Como o sal do mar e o cloro da piscina ressecam os fios, antes de cair de cabeça na água invista em na aplicação dos óleos naturais, como o de coco.

6- Ducha para retirar cloro e sal do cabelo logo em seguida.

Saiu do mar ou da piscina? Corra diretamente para a ducha, a fim de retirar os resíduos que danificam o cabelo. Quanto mais você espera, mais eles agem no seu fio. Se não estiver perto de nenhuma ducha leve uma garrafinha de água mineral para enxaguar o cabelo.

7- Cuidado com a exposição direta do couro cabeludo ao sol: vá de chapeuzinho!

Ficar muito tempo exposta no sol, mesmo usando um finalizador com proteção UV, pode acabar queimando o couro cabeludo, causando descamação. A melhor forma é proteger a cabeça, invista em um chapéu bacana. Além de protegida, vai ficar estilosa. Apenas não abuse do uso e mantenha os fios sempre limpos.

8- Proteja o cabelo do vento em excesso.

O vento que bate na praia, por exemplo, misturado com a areia que vem junto algumas vezes, deixam os fios super embaraçados, causando a quebra. Para evitar, sempre que estiver com o cabelo seco na praia prenda um rabo de cavalo ou coque frouxo para não danificar o fio.

9- Para cabelos coloridos use produtos que protejam do desbotamento.

Os cabelos coloridos desbotam muito mais rápido graças à ação do sol e da água do mar. Os loiros então, nem se fale! Ficam com manchas, especialmente quando estão no cloro da piscina. A melhor maneira é usar produtos específicos que protejam a cor por mais tempo.

10- Nutrição também é ideal para que os fios fiquem macios nesse período.

É ideal fazer a reposição de óleo no cabelo que está sofrendo com o ressecamento das altas temperaturas. Por isso, invista em produtos nutritivos ou nos óleos vegetais para fazer umectação capilar.

Agora que você já sabe como cuidar da cabeleira no calorzão, basta aproveitar a vontade!