Ele é um dos grandes desejos das mulheres brasileiras e o foco de todos os cuidados de muitas delas
Quem nunca sonhou em ter cabelos longos e cheios de vida da raiz às pontas? É comum achar que ter fios compridos e saudáveis é difícil, quase um desafio, mas, na realidade as madeixas lindas e extensas são o resultado de uma série de hábitos cotidianos que influenciam diretamente em sua saúde capilar. Não basta simplesmente parar de cortar os cabelos – o que, inclusive, não é o mais indicado – mas sim abraçar a missão de estimular seu crescimento e cuidar para que não haja quebra ou qualquer dano à fibra capilar. Se você tem cuidado para que os cabelos cresçam ou para que se mantenham longos, as dicas que preparamos hoje serão muito úteis! Confira todas elas e anote para não esquecer!
1. Hidrate quinzenalmente
Nada como uma boa hidratação! Para os fios longos, então, ela é ainda mais importante. O ressecamento é muito comum nos cabelos compridos, porque os óleos produzidos naturalmente no couro cabeludo não conseguem chegar às pontas, deixando-os mais secos. O ideal, portanto, é que a cada 15 dias se utilize uma boa Máscara Capilar, escolhida preferencialmente de acordo com as condições dos cabelos.
2. Desembarace com cuidado
O momento que se segue após a lavagem geralmente é tenso, pois os cabelos estão mais frágeis e suscetíveis a quebras. Para não arriscar, o ideal é que se desembarace os fios ainda durante o banho, com a ajuda do condicionador e utilizando os próprios dedos. Ainda assim, é necessário que isso seja feito com muita cautela, pois mesmo os dedos podem danificar os cabelos! Faça isso de forma delicada e equilibre a quantidade de condicionador de acordo com o atrito que sentir nos fios. Molhados, os cabelos são muito mais elásticos e quebram facilmente.
3. Apare as pontas regularmente
Engana-se quem pensa que para ter um lindo cabelo longo é necessário acabar com os cortes e ficar longe das tesouras de vez. Pelo contrário! Cortes bem feitos acabam com aquelas pontinhas duplas que comprometem os fios, dão mais leveza e movimento e ainda ajudam a favorecer o crescimento. Além disso, é possível apostar em truques para manter o comprimento em dia, como um bom corte em camadas, técnica que não altera o tamanho e, sem dúvida, cuida muito bem das madeixas. Visite seu cabeleireiro para um corte de 3 em 3 meses e verifique o que pode ser feito – mas não deixe de cortar!
4. Aposte em fortalecimento
Quanto maior o comprimento dos cabelos, maior o risco de fissuras na estrutura capilar. Por isso, é fundamental que se garanta uma forcinha extra para os fios nos cuidados diários e, assim, se evite qualquer risco de quebra. Para isso, podemos incluir na rotina alguns produtos específicos, voltados exclusivamente para o fortalecimento.
5. Cuidado com os fios molhados
Você tem o hábito de lavar os cabelos à noite e dormir com os fios molhados? Se sim, comece a evitar isso! Este costume é muito ruim para quem quer manter os cabelos longos saudáveis, pois a umidade afeta diretamente a saúde capilar, contribuindo, inclusive, para a proliferação de bactérias e fungos e favorecendo a quebra dos fios – uma vez que, molhados, eles ficam mais flexíveis. Por isso, sempre que lavar as madeixas, procure deixá-las respirar por algumas horas, o que pode ser muito bem feito nos primeiros momentos do dia. Uma pequena atitude que faz toda a diferença, não é? Experimente!