Excesso de exposição ao sol e água salgada são vilões do cabelo crespo. Saiba como cuidar dos fios durante o verão.
Quem tem cabelo crespo sabe que esse tipo de cabelo é bem fino e frágil. Devido ao formato frisado, eles são naturalmente mais secos e propensos à porosidade e a formação de nós. Por esse motivo, o verão pode ser uma estação perigosa para a saúde dos cabelos crespos, já que eles ficam mais expostos aos raios solares, além da água de mar e piscina, o que pode causar ressecamento e opacidade.
Mas, nada que algumas medidas e cuidados simples, como investir em um protetor térmico e lavar os cabelos com água mineral ao sair do mar, não possam prevenir. Se você tem cabelo crespo e quer curtir os dias ensolarados sem danificar as madeixas, confira essas dicas para cuidar dos fios no verão.
1) Use um leave-in com proteção térmica quando for se expor ao sol
Assim como a pele, o cabelo também precisa de proteção contra os raios ultravioletas, especialmente no verão. Nessa época do ano, a ação dos raios solares sobre os fios é maior e as altas temperaturas podem resultar no ressecamento dos cabelos crespos, que já são naturalmente mais secos. E é aí que entra o leave-in com proteção térmica: essa tecnologia protege as madeixas do calor e evita que elas fiquem desidratadas.
O leave-in deve ser aplicado nos cabelos crespos limpos e úmidos, em quantidade suficiente para cobrir todos os fios. Você pode utilizá-lo para fazer a sua finalização e também para revitalizar os fios no day after.
2) Conte com um óleo capilar e água mineral para hidratar o cabelo crespo na praia
Durante o verão, as idas à praia aumentam e o excesso de água salgada também pode afetar a saúde do cabelo crespo. Para tomar banho de mar sem se preocupar com o ressecamento, a dica é levar na bolsa um óleo capilar e um borrifador com água mineral para aplicar nos fios antes e depois de entrar no mar. O óleo vai criar uma barreira protetora nos fios que vai dificultar a penetração dos sais presentes na água da praia nas madeixas. Já a água mineral ajuda a remover qualquer resíduo que possa ter penetrado os fios durante o mergulho.
É importante fazer o ritual de aplicar o óleo toda a vez que for entrar na água e borrifar com água mineral quando sair para que os cabelos se mantenham protegidos ao longo do dia. A dica também vale para os banhos de piscina, já que a alta concentração de cloro na água também pode ressecar o cabelo crespo e ainda alterar a cor das madeixas, caso você tenha cabelos coloridos.
3) Mantenha o seu cronograma capilar para cabelos crespos em dia
O verão não é momento de vacilar com o cronograma capilar, muito pelo contrário. Lembra que os raios solares podem desidratar os cabelos e causar ressecamento? Então, nessa época do ano o cabelo crespo vai precisar de uma rotina de tratamentos consistentes, com hidratações e nutrições de uma a duas vezes na semana e uma reconstrução a cada 15 dias.
A hidratação para cabelo crespo no verão pode ser feita com máscaras ricas em ativos vegetais e ação reequilibrante para combater a oleosidade no couro cabeludo e hidratar o comprimento. Já na etapa de nutrição – que é considerada a mais importante para quem tem esse tipo de cabelo – é indicado investir em máscaras ricas em óleos vegetais, para umectar os fios e devolver a maciez e o brilho.
4) Utilize um pré-shampoo para evitar o ressecamento do cabelo crespo na lavagem
Ao chegar da praia ou piscina é imprescindível lavar as madeixas para proteger os resíduos de água salgada ou cloro. Mas como os fios já estarão sensibilizados devido as horas de exposição a esses agentes e ao sol, vale a pena investir em um pré-shampoo para evitar que os fios fiquem ressecados e mais frágeis após a lavagem.
Essa técnica é muito utilizada para prevenir que o cabelo crespo nos embarace e forme durante a higienização. Você pode investir em um produto específico com essa finalidade ou utilizar o seu óleo capilar como pré-shampoo. Basta aplicar o óleo nos cabelos secos, espalhando bem o produto por toda a extensão dos fios sem pentear. Aguarde alguns minutos e lave o cabelo normalmente com o seu shampoo para cabelos crespos e cacheados.
5) Aproveite o calor para aposentar o secador com difusor momentaneamente
Uma queixa muito comum das crespas, especialmente daquelas que tem cabelos longos e muito cheios, é a demora para secar. Por esse motivo, o secador com difusor é um dos maiores aliados de quem tem esse tipo de cabelo, mas o excesso de vento quente sem proteção pode danificar os fios. Com a chegada do verão essa é uma boa oportunidade para reduzir o uso do secador e deixar os fios secarem naturalmente. Assim, você dá uma folga para as madeixas e ainda evita que os cabelos crespos fiquem ainda mais sensibilizados nessa estação que já exige muito deles.
6) Aposte em penteados protetores e chapéus para proteger os cabelos crespos do sol
O penteados protetores (protective styles em inglês) que fazem sucesso entre as crespas gringas também vêm ganhando adeptas por aqui e o verão é uma das melhores épocas para investir nesse estilo. Twists, tranças boxeadoras e bantu knots (os famosos coquinhos) são alguns exemplos de penteados utilizados para proteger os cabelos crespos naturais de agressões externas no dia a dia, além de reduzir a necessidade de manipulação dos fios. Se você quiser uma opção mais duradoura e que também funciona em cabelo crespo curto, vale apostar nas box braids, que duram cerca de dois meses e podem ser feitas em madeixas com apenas 4 centímetros de comprimento.
Outra dica é usar e abusar dos chapéus femininos para cobrir as madeixas na rua e na praia e evitar a penetração dos raios solares no cabelo crespo sem perder o estilo.