Manter os cabelos saudáveis pode ser um verdadeiro desafio! Além de ter que lidar com as mudanças emocionais do momento, estresse e ansiedade, muitas mulheres acabam relaxando com alguns hábitos de lavagem e de pós-cuidados que são essenciais para que os fios permaneçam fortes.

No post de hoje você vai entender quais são as necessidades básicas dos cabelos no dia a dia e ainda saber como evitar danos com passos simples.

1. Etapas de lavagem dos cabelos no banho

Após molhar os cabelos, um pré-shampoo pode ser aplicado no couro cabeludo para remover o excesso de impurezas. Após enxaguar, aplique o shampoo ideal para seu tipo de cabelo massageando bem para que penetre no couro cabeludo.

O indicado é aplicar nos cabelos a quantidade correta de shampoo proporcional ao volume de fios de cada pessoa. Você deve sentir que o produto umedeceu todo o couro cabeludo.

Deixe o shampoo agir por 2 minutos antes de enxaguar. Então aplique o condicionador somente no comprimento dos fios, no mínimo 5 dedos abaixo da altura da raiz. Se possível deixe agir por 1 a 2 minutos e enxágue até retirar o produto por completo.

2. Use um shampoo para o seu tipo de cabelo

Cada pessoa tem um tipo de fio, seja liso, ondulado, cacheado, mas também com necessidades diferentes. Por exemplo, alguns fios que passaram por química precisam de um produto que hidrate e reconstrua os fios, enquanto outros precisam restaurar as pontas, ganhar mais brilho e maciez. Por isso, é importante que você saiba o que pede seu cabelo.

É importante também que você escolha um shampoo para o seu tipo de raiz, ou seja, o tipo de couro cabeludo. Já o condicionador deve ser utilizado para cada tipo de fio. Se não forem utilizados tipos corretos de produtos para sua raiz ou seus fios, o que pode acontecer é o processo de dano que seu cabelo já sofre ser exacerbado.

3.Use condicionador todos os dias

Sim, é preciso aplicar condicionador todos os dias! O produto é ideal para selar as cutículas e hidratar os fios, deixando o cabelo com aspecto brilhoso e macio, pois os fios sofrem constantemente agressões externas do ambiente e, às vezes, do próprio “detergente” presente nos shampoos.

Além disso, o condicionador evita a formação de nós, que na tentativa de serem desfeitos com a escovação, predispõem a tração e possível quebra do fio, ou seja, o produto cuida dos cabelos e ainda protege de fios quebradiços.

Como o shampoo, o condicionador também deve ser feito para o seu tipo de cabelo, pois os cabelos oleosos por inteiro não se beneficiam de condicionadores com hidratantes a base de óleos, adquirindo o aspecto “pesado”.

4. Quando usar máscara capilar

Se você quer alternar o uso do condicionador com a máscara capilar, precisa saber que depende do seu tipo de cabelo. Cabelos mais ressecados podem utilizar a máscara 2 vezes por semana. Já cabelos com tendência a oleosidade devem utilizar a máscara somente 1 vez por semana ou a cada 10 dias. O mais importante é que, independentemente da quantidade aplicada, o produto seja removido por completo.

Assim como shampoo e condicionador, a máscara capilar deve ser aplicada de acordo com a densidade do seu cabelo. Se exagerada, pode danificar os cabelos muito oleosos ou se forem deixados restos de produtos no couro cabeludo ou nos fios.

5. Cuidados com a finalização dos fios

Muitas mulheres têm o costume de finalizar os cabelos depois do banho com produtos antifrizz, óleos capilares ou sprays de tratamento. Se você é uma delas ganhou um ponto! Finalizadores devem ser utilizados sempre, todas as vezes ao secar ou alisar.

Finalizadores protegem os fios das altas temperaturas dos acessórios, que emitem um calor excessivo e podem danificar ou enfraquecer os fios, predispondo ao ressecamento e a quebra. Lembrando que esses produtos nunca devem ser passados na raiz.

6. Se puder, deixe os fios secarem naturalmente

Sempre que possível é melhor deixar os fios secarem naturalmente, pois assim evita-se danos aos fios causados pelo excesso de calor emitido pelo secador. Mas atenção: você não se deve dormir com os cabelos molhados, pois aumentam as chances de proliferação de fungos e quebra dos fios. Caso lave o cabelo logo antes de deitar, um secador pode ser utilizado, desde que na temperatura mais baixa, longe da raiz (pelo menos 20 cm) e sem o uso de escovas.