Aprenda como otimizar a sua rotina de cuidados
Cuidar da pele do rosto exige muita dedicação: demaquilante, sabonete de limpeza, esfoliante, tônico, sérum, creme anti-idade, creme para área dos olhos, anti-idade, fotoprotetor… Ufa! Mas será que tudo isso é necessário ou dá para economizar tempo (e dinheiro) com os produtos?
Dá sim para cuidar da pele em poucos minutos por dia – e não é preciso seguir dez passos de cuidados, como a rotina de beleza das coreanas .
Segundo especialistas é importante ter uma ideia do que é primordial para a saúde e beleza da sua pele, lembrando da pirâmide de tratamento, cuja base é a limpeza, hidratação e a fotoproteção. Os cosméticos multifuncionais também podem facilitar muito a rotina skincare.
Que tal ligar o cronômetro e aprender como cuidar da pele de manhã e à noite, mas em menos tempo do que você imagina? Confira as dicas.
Pela Manhã
A ordem é limpar, tonificar, hidratar e fotoproteger. Usar produtos multifuncionais e com secagem rápida para colaborar para que essa rotina seja eficiente e feita em menos de 10 minutos. São cinco passos:
1. Limpar (1 minuto e meio)
Aplique o sabonete, gel ou loção de limpeza na pele do rosto e faça movimentos circulares com as pontas dos dedos, massageando todas as áreas, principalmente a zona T, que é a região mais oleosa. Cuidado com o sabão na região da linha dos cílios para evitar qualquer problema. Deixe os produtos por cerca de um minuto e depois retire com água. Também escolha um produto adequado para o seu tipo de pele. No geral, é indicada a emulsão de limpeza com extratos calmantes para peles secas e, no caso das oleosas, o sabonete líquido com ácido salicílico pode ser usado.
2. Tonificar (2 minutos)
O tônico deve ser aplicado com algodão por toda a extensão do rosto e pescoço. Ele equilibra o pH, pode ter característica hidratante, controladora da oleosidade e calmante, dependendo do ativo da formulação. Espere a pele secar e parta para a próxima etapa.
3. Hidratação (3 minutos)
Três minutos pode até parecer muito tempo para aplicar uma pequena quatidade de creme na pele, mas é o tempo certo para combinar uma hidratação com um efeito anti-idade a partir de séruns com ativos concentrados. É importante reforçar o sistema antioxidante com o uso de Vitamina C estabilizada, Vitamina E, Alistin, OTZ 10 e ácido ferúlico.
No caso do hidratante, aplicado depois que a pele secar, é importante ficar de olho na textura: Peles mais secas se beneficiam de cremes mais pesados enquanto peles mais oleosas devem investir em gel e loções ‘oil-free'”.
4. Área dos olhos (1 minuto)
A área dos olhos merece tratamento especial por ter a pele mais fina e sensível, o que previne a formação de linhas e sulcos. As fórmulas devem ser suaves, mas concentradas em ativos que garantam a firmeza e elasticidade da pele.
5. Fotoproteção (2 minutos)
Assim que a pele absorver o hidratante e não estiver “melada”, é hora de proteger. Essa é uma das etapas mais importantes. Esse filtro deve ser passado, de preferência, 30 minutos antes de sair de casa e sofrer a exposição direta. As recomendações são: passar o filtro solar até que essa camada cubra toda a área e você sinta que existe uma cobertura homogênea.
Depois dessa etapa, está liberado aplicar maquiagem, se você costuma usá-la.
À noite
Ao fim do dia, você pode cuidar da pele , repetindo a rotina de limpeza que fez de manhã, no banho. Especialistas recomendam usar também, duas vezes por semana, um esfoliante que vai adicionar mais dois minutos nos seus cuidados diários, mas garante uma textura mais suave e também facilita a absorção dos ativos de tratamento que vem a seguir.
Após sair do chuveiro e secar a pele na toalha, aproveite os primeiros minutos, em que os poros estão mais abertos, para hidratar todo o corpo com loções cremosas e ricas em óleos vegetais. Você deve gastar cerca de cinco minutos entre tonificação e hidratação, e ainda pode usar um creme noturno recomendado pelo seu dermatologista. Pronto! Fácil, né?